Geoparques Quarta Colônia e Caçapava recebem sinal verde em reunião da Unesco

Leandra Cruber

Geoparques Quarta Colônia e Caçapava recebem sinal verde em reunião da Unesco

Fotos: Nathália Schneider

Nesta quarta, em reunião da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), os geoparques Quarta Colônia e Caçapava receberam sinal verde e estão ainda mais perto de integrar Rede Mundial de Geoparques (GGN). A apreciação dos relatórios realizados pelos avaliadores Ángel Hernandéz (Espanha) e Helga Chulepin (Uruguai), que participaram da missão na Quarta Colônia, e de Antonino Matencio (Espanha) e Mahito Watabane (Japão), avaliadores do geoparque Caçapava, foi feita durante encontro do Conselho Mundial de Geoparques e resultou na indicação positiva e recomendação de aprovação de ambos territórios como geoparques mundiais.

Agora, a indicação será discutida pelo Conselho Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com a coordenadora do Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, a apreciação positiva por parte do Conselho Mundial de Geoparques aumenta, de forma significativa, as chances dos territórios serem certificados em cerimônia que deve ocorrer em abril de 2023, em Paris.

– Essa indicação positiva significa que, para além das missões terem sido um sucesso, os avaliadores entenderam que os territórios tanto da Quarta Colônia quanto de Caçapava atenderam todos os critérios necessários para serem reconhecidos como geoparques mundiais. Agora, a indicação também vai repercutir na ONU e, como a expectativa é de reconhecimento, a certificação deve vir em breve – comemora.

Segundo André Borba, coordenador científico do Geoparque Caçapava, o sinal verde a partir dos relatórios dos avaliadores representa uma nova etapa para Caçapava do Sul, assim como para os nove municípios que integram o Geoparque Quarta Colônia:

– O reconhecimento dos nossos patrimônios, sejam eles naturais, culturais e históricos, como parte de um geoparque mundial é muito significativo porque também é o reconhecimento de anos de trabalho e dedicação. E, mais importante, o trabalho vai continuar, sempre no sentido de melhorarmos ainda mais, até porque, caso certificados, novas avaliações ocorrem a cada quatro anos. É um momento muito especial para a região.

Nas redes sociais, o geógrafo e historiador Ángel Hernandéz celebrou a apreciação do relatório que documentou os três dias de missão pela Quarta Colônia.

– Não tenho palavras para expressar toda minha alegria por um reconhecimento tão merecido de uma comunidade que nos mostrou um projeto maravilhoso, assim como sua gente. Obrigado por tudo que você me deu e me ensinou. Hoje é dia de comemoração – escreveu. 

Quarto geoparque Unesco do Brasil pode ser na Região Central

Natureza, ciência e o sobrenatural no pampa de Caçapava do Sul, aspirante a geoparque

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Medicamento para crianças com Atrofia Muscular Espinhal será disponibilizado pelo SUS Anterior

Medicamento para crianças com Atrofia Muscular Espinhal será disponibilizado pelo SUS

Senado aprova PEC da Transição, texto segue para Câmara Próximo

Senado aprova PEC da Transição, texto segue para Câmara

Geral